"Só a caridade salvará o mundo!"

São Luís Orione


São Sebastião - Rogai Por Nós

Minha foto
Quatro Barras, Paraná, Brazil
Tornou-se Paróquia em 20 de Janeiro de 1965, pelo decreto do então Arcebispo Dom Manuoel da S. D'Elboux. É desmembrada das Paróquias de Campina Grande do Sul; Colombo; Piraquara e Paranaguá. Assim torna-se a 60ª Paróquia da Mitra da Arquidiocese de Curitiba. Também é entregue aos cuidados dos filhos da Pequena Obra da Divina Providência, que já atendiam as necessidades espirituais e materiais da comunidade, desde 1956.

sábado, 1 de setembro de 2012

SETEMBRO: Mês da Biblia


Dentro dos temas propostos pela Mãe Igreja à nossa consideração, o mês de setembro é o mês da Bíblia. Não que devamos ler a Sagrada Escritura somente neste mês. Para tomarmos consciência mais aflorada da importância da leitura e da vivência da Palavra de Deus que é segundo o cântico tão caro a nós: “Lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos”, somos convidados a uma reflexão mais específica nestes dias que se seguem.
Do ponto de vista institucional, setembro é colocado como o mês da Bíblia em homenagem a São Jerônimo, cuja festa se comemora em 30 de setembro.
Com São Jerônimo, queremos percorrer os dias deste mês, tempo de vida e de flores primaveris, com uma conversão pastoral profunda da leitura e da vivência diária do que nos ensina a Sagrada Escritura. Nesse propósito, ao nos debruçarmos na leitura da Bíblia, desde a majestosa simplicidade da História dos Primórdios nos primeiros capítulos do Gênesis, a vocação de Abraão, a era dos patriarcas, o Êxodo, dominado pela figura empolgante de Moisés, e a grande gesta do deserto, das maravilhas de Deus, da Aliança do Sinai; depois, os juízes e os reis, com as figuras inexcedíveis de Davi e Salomão; a divisão do povo em dois reinos - Judá e de Israel; o exílio na Babilônia, a volta e a recomposição; tudo isso iluminado pela Palavra dos profetas, que iam mostrando o sentido das coisas de Deus para além das vicissitudes das guerras e do domínio da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário